Perfil de colesterol desfavorável está entre os principais fatores associados ao infarto e ao AVC (“derrame”).
Identificar quem tem benefício de usar medicamentos não é tão simples como muitos acreditam ser ao limitar a decisão aos valores de colesterol e suas frações.
Se o uso de remédios está longe de ser algo universal nesse cenário, MUDANÇA DO ESTILO DE VIDA já é uma intervenção muito mais simples de ser indicada para todos!
Sendo assim, seguem algumas dicas relacionadas à alimentação que podem ajudar muito!
- Elimine as piores gorduras: as gorduras trans são criadas adicionando hidrogênio a uma gordura líquida para ajudá-la a solidificar. Os fabricantes de alimentos começaram a usar gorduras trans porque elas aumentam a vida útil de produtos de panificação embalados. Para evitar comê-las inadvertidamente, examine atentamente os rótulos das embalagens de alimentos antes de colocá-los no carrinho de compras. Se você encontrar “parcialmente hidrogenado” na lista de ingredientes, ignore esse produto.
- Coma mais das melhores gorduras: os ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados ajudam a diminuir o colesterol desfavorável. A maioria dos óleos derivados de plantas, incluindo canola, cártamo, girassol, oliva, semente de uva e óleos de amendoim, contêm ambos. Peixes gordurosos (como salmão, atum, truta, arenque e cavala), sementes, nozes, abacate e soja também são ótimas fontes.
- Valorize as cores: frutas e vegetais têm muitos ingredientes que reduzem o colesterol ruim – incluindo fibras, moléculas bloqueadoras de colesterol chamadas esteróis e estanóis. A lista de produtos saudáveis para o coração abrange o espectro de cores – folhas verdes, abóboras amarelas, cenouras, tomates, morangos, ameixas, mirtilos. Como regra, quanto mais rica a tonalidade, melhor será a comida para você.
- Dê preferência aos grãos inteiros no lugar de alimentos refinados: os grãos inteiros são outra boa fonte de fibra. Em vez de farinha refinada e arroz branco, experimente farinha de trigo integral e arroz integral.
Gostou? Então vamos juntos fazer boas escolhas!
Fonte: Harvard Medical School. How to lower your cholesterol without drugs.